Na lição de hoje, nós iremos abordar um assunto que é de muita valia ao pessoal que é um tanto quanto inciante no que diz respeito ao estudo da guitarra: a distribuição d enotas no braço da guitarra e do violão.
O gráfico do braço (vide imagem) foi feito somente até a casa 12, pois após esta casinha começa uma repetição das notas na mesma ordem. Isso se dá pelo fato de termos apenas 12 notas ao todo. (7 notas naturais: C – D – E – F – G – A – B) + (5 notas acidentes: C# ou Db – D# ou Eb – F# ou Gb – G# ou Ab – A# ou Bb). Dessa forma (isso vale para todas as cordas do instrumento e para todos os instrumentos de corda) se iniciamos a contagem a partir da corda ré solta (corda 4), encontraremos essa mesma nota na casa 12 da mesma corda.
A seguir, algumas dicas que o ajudará a visualizar (de forma rápida e natural) as notas no braço do instrumento:
1- Memorize as casas 1 (nota F), 3 (nota G), 5 (nota A), 7 (nota B), 9 (nota C#) e 12 (mesmo nome da corda solta = E) da corda Mi (6ª corda).
Em breve você perceberá que não há necessidade de memorizar as notas que estão nas cordas 2 (corda si), 3 (corda sol), 4 (corda re) e 5 (corda la), pois com o passar do tempo isso irá acontecer de forma natural.
Assim que tiver memorizado a 6ª corda você automaticamente memorizou a 1ª corda, pois as duas possuem a mesma sonoridade, mas lembre-se que as tonalidades são diferentes.
Essa corda deve estar bem memorizada, pois o que faremos na sequencia é aprender algumas formas de jogar as notas para ela, afim de não ter que gravar na memória todas as demais cordas.
2- Quando precisar descobrir o nome de qualquer nota que esteja na quinta corda (corda lá), basta subir para a corda mi (6ª corda) e contar 5 casas para frente.
Faça isso e observe na imagem que as duas notas terão o mesmo nome.
Dessa forma, não será necessário memorizar a corda Lá.
3- Na corda Ré (4ª corda), basta subir duas cordas e andar dois semitons para trás, para obter o nome da nota. Ou seja, a casa cinco da corda Ré (4ª corda) é a mesma nota, (porém em oitava diferente) da casa 3 da corda Mi (6ª corda). Essa mesma dica vale para qualquer casa ou nota nesta corda!
4- Na corda sol (3ª corda), basta subir três cordas (chegando na 6ª corda) e avançar 3 casas. Ou seja, a casa 5 da corda Sol (3ª corda) representa a mesma nota, (também em oitava diferente) da casa 8 da corda Mi (6ª corda).
5- Na corda Si (2ª corda), basta descer uma corda (chegando na 1ª corda – mizinha) e andar 5 casas para trás. Como esta corda tem o mesmo nome da corda que você memorizou (6ª corda), ficará fácil de saber o nome da nota.
Enfim, confira cada uma destas dicas no gráfico do braço e não tenha pressa. Passe para a próxima dica ou corda, assim que tiver bem entendida a dica anterior.
OBS:
Se esta aula te ajudou de alguma forma, clique em CURTIR e ajude a divulgá-la. Talvez essa aula possa ajudar outros amigos seus!
Boa sorte, um abraço e até a próxima!